segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

Última Paragem Awschwitz Como sobrevivi ao horror 1943-1945, EDDY DE WIND, Planeta

Em 1942, o médico judeu Eddy de Wind apresentou-se como voluntário  para trabalhar em Westerbotk, um campo de trânsito de judeus, no este dos Países Baixos, onde conheceu Friedel, uma jovem enfermeira. Os dois apaixonam-se e casam. Em 1943, são deportados para Auschwitz num comboio de mercadorias e separados, indo Eddy para o Block 9 e Friedel para o 10, onde se realizavam experiências médicas.

Quando os russos começam a aproximar-se de Auschwitz, no Outono de 1944, os nazis decidiram apagar os seus vestígios e foi ordenado aos prisioneiros, entre os quais se encontrava Friedel, recuar até ao interior da Alemanha, no que se conheceria depois como «marchas da morte». Eddy, pelo contrário escondeu-se e ficou em Auschwitz onde encontrou um lápis e um caderno e começou a escrever.

ESTA É A SUA HISTÓRIA

Eddy the Wind escreveu um doloroso e comovedor relato de horrores no campo, analisa e observa o comportamento das pessoas - tanto bons como maus - e o que são capazes de fazer quando estão no limite.

Descreve Auschwitz como nunca antes havia sido descrito. Do interior e com a profunda impressão desse momento.

Muitas letras & palavras
DriKa
(01-12-2019 até 24-12-2019)

sábado, 30 de novembro de 2019

Bowie Uma Biografia, MARÍA HESSE, FRAN RUIZ, Suma de letras

Não sou fiel a nenhum estilo, escolherei 
simplesmente aquele que me permita transmitir o que quero naquele momento.

David Bowie é muito mais que um cantor que vendeu 136 milhões de  discos, muito mais do que um artista que experimentou uma infinidade de estilos e definiu a cultura pop. Como disse o seu biógrafo, David Buckley, «ele mudou mais vidas do que qualquer outra figura pública». Com o seu alter ego perturbador, Ziggy Stardust, e músicas como «Starman» ou «Space Oddity». Bowie desafiou as regras da música e tornou-se um ícone da sua geração e uma referência para as gerações presentes e futuras.

A sua longa carreira artística está intimamente ligada à sua biografia pessoal. Este livro aborda todos os aspectos das sua vida, os seus enigmas e anedotas. Como um hierógligo, David Bowie é um mistério que todos queremos revelar, e ninguém melhor que María Hesse, autora do sucesso Frida - Uma biografia, para enfrentar esse desafio.
Hoje, Bowie continua a fascinar mais do que nunca.

Muitas letras & palavras
DriKa
29-11-2019
30-11-2019

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

O Rouxinol, KRISTIN HANNAH, Bertrand Editora

Na tranquila vila de Carriveau, Vianne despede-se do marido,
Antoine, que parte para a frente de batalha. Ela não acredita que os nazis vão invadir a França... mas é isso mesmo que acontece, com batalhões de soldados em marcha, camiões e tanques, aviões que enchem os céus e largam as suas bombas sobre os inocentes. Quando um capitão alemão reclama a casa de Vianne, ela e a filha passam a ter de viver com o inimigo, sob risco de virem a perder tudo o que têm. Sem comida, dinheiro ou esperança, e à medida que o perigo as cerca cada vez mais, Vianne é obrigada a tomar decisões impossíveis, umas atrás da outra, de forma a manter a família viva.

Isabelle, a irmã de Vianne, é uma rebelde de dezoito anos, que procura um objetivo na vida com toda a paixão e ousadia da juventude. Enquanto milhares de parisienses marcham para os horrores desconhecidos da guerra, ela conhece Gaëtan, um partisan convicto de que a França é capaz de derrotar os nazis a partir do interior. Isabelle apaixona-se como só acontece aos jovens... perdidamente. Mas quando ele a trai, ela junta-se à Resistência e nunca olha para trás, arriscando vezes sem conta a própria vida para salvar a dos outros.

Com coragem, graça e uma grande humanidade, a autora best-seller Kristin Hannah capta na perfeição o panorama épico da Segunda Guerra Mundial e faz incidir o seu foco numa parte íntima da história que raramente é vista: a guerra das mulheres. O Rouxinol narra a história de duas irmãs separadas pelos anos e pela experiência, pelos ideais, pela paixão e pelas circunstâncias, cada uma seguindo o seu próprio caminho arriscado em busca da sobrevivência, do amor e da liberdade numa França ocupada pelos alemães e arrasada pela guerra. Um romance muito belo e comovente que celebra a resistência do espírito humano, em particular o feminino.

Um romance de uma vida, para todos.

Muitas letras & palavras
DriKa
31-05-2019
28-11-2019

sexta-feira, 31 de maio de 2019

Um Gim-Tónico para a Mamã, GILL SIMS, HarperCollin

Terça-feira, 8 de setembro

Primeiro dia de escola. Este ano, vou acertar em cheio em todos os assuntos da escola das crianças. Consigo aguentar tudo!
Este ano não vai repetir-se o que aconteceu no ano passado. Sim, este ano, vai ser definitivamente melhor: Não vou gritar com as crianças, deixá-las comer batatas fritas ou brincar com os iPads. E, certamente, não vou deixar-me cair no sofá no fim do dia, bebendo vinho e murmurando «Que nojo de vida!» repetidamente.

Infelizmente, ainda não consegui comprar as lancheiras ou marcar as aulas de jiu-jitsu e ainda terei de começar a gostar de chá verde (parece-me asqueroso). Também ainda não sei fazer tranças, mas tenho a convicção serena de que esses são apenas meros detalhes dentro do meu grande plano mestre...

Muitas letras & palavras
DriKa

terça-feira, 21 de maio de 2019

As Inseparáveis, KRISTIN HANNAH, Bertrand Editora

" Uma geração de mulheres abençoada e amaldiçoada pelas suas escolhas.

Corre o ano de 1974 e o verão do amor está prestes a terminar. Os filhos das flores começam a perceber que não conseguem sobreviver apenas com paz e amor.

Kate aceitou o seu lugar no fundo da cadeia alimentar social do liceu. Até que, para seu grande espanto, a «rapariga mais fixe do mundo», Tully, a rapariga que todos os rapazes querem conhecer, muda-se para a casa da frente e quer ser a sua melhor amiga. Tully e Kate tornam-se inseparáveis e, chegando o fim do verão, prometem ser «melhores amigas para sempre».

Ao longo de trinta anos, Tully e Kate apoiam-se mutuamente, resistindo às tempestades próprias da amizade, do ciúme, da raiva, da dor e do ressentimento. Tully segue a sua ambição de conquistar o sucesso e a fama. Kate sabe que a única coisa que quer é apaixonar-se e ter uma família. O que ela não sabe é que ser mãe e esposa é algo que a vai mudar.

Julgam ter sobrevivido a tudo, até que um ato singular de traição as separa. Mas será que os laços de amizade que antes as uniram serão mais fortes do que esse afastamento quando surge uma tragédia?

Um hino à amizade no feminino. E um livro que nenhuma leitora irá esquecer. "

Muitas letras & palavras
DriKa

sábado, 20 de abril de 2019

A Hora Mágica, KRISTIN HANNAH, Bertrand Editora

" No escarpado noroeste do Pacífico, situa-se a Olympic National Forest: centenas de milhares de hectares de sombras impenetráveis e extraordinária beleza. Do coração desta floresta antiga surge uma menina de seis anos. Sozinha e sem dizer uma palavra, não deixa transparecer nada acerca da sua identidade, do seu passado.
A pedopsiquiatra Julia Cates regressa à sua terra natal na sequência de um escândalo que lhe arruinou a carreira. A médica está decidida a libertar aquela extraordinária menina, a quem chama Alice, da prisão de um medo e isolamento inimagináveis. Para tentar chegar a ela, Julia tem de descobrir a verdade acerca do passado da criança, embora para isso precise da ajuda da sua irmã, uma agente da polícia de quem ela se afastou.
Os factos chocantes da vida de Alice vão pôr à prova a fé e a força de Julia, que tenta a todo o custo dar um lar a Alice... e a si própria.
Em A Hora Mágica, Kristin Hannah cria uma das suas personagens mais adoradas e uma história flamejante que fala da capacidade de resistência do espírito humano, do trinfo do amor e daquilo que significa ter um lar. "

Muitas letras & palavras
DriKa

terça-feira, 26 de março de 2019

Catarina de Aragão A Princesa Determinada, PHILIPPA GREGORY, Planeta

Catarina de Aragão nasce Catarina, infanta da Espanha, filha mais nova dos Reis Católicos. Aos três anos foi prometida ao príncipe Artur, filho e herdeiro de Henrique VII de Inglaterra, e é educada para se tornar princesa de Gales. Sabe que o seu destino é reinar sobre aquela terra distante, húmida e fria.

A sua fé é posta à prova quando o futuro sogro a recebe no novo país afrontando-a: Artur parece ser pouco mais do que uma criança; a comida não é boa e os costumes são vulgares. Lentamente, adapta-se à corte Tudor, e a vida como mulher de Artur torna-se suportável. De forma inesperada, neste casamento combinado nasce um amor terno e apaixonado.

Mas, quando Artur morre, Catarina tem de lutar pelo futuro: como pode ser rainha da Inglaterra e fundar uma dinastia? Só casando com o irmão mais novo de Artur, o alegre, mas mimado Henrique. O pai e a avó de Henrique são contra e os poderosos pais de Catarina revelam-se de pouca utilidade. No entanto, Catarina possui um espírito lutador e indomável e fará tudo para alcançar o seu objectivo; mesmo que tal implique contar a maior das mentiras e mantê-la.

Muitas letras & palavras
DriKa
01-03-2019/26-03-2019

sexta-feira, 1 de março de 2019

A Grande Solidão, KRISTIN HANNAH, Bertrand Editora

" 1974, Alasca. Indómito. Imprevisível. E para uma família em crise, a prova definitiva. Ernt Allbright regressa da Guerra do Vietname transformado num homem diferente e vulnerável. Incapaz de manter um emprego, toma uma decisão impulsiva: toda a família deverá encetar uma nova vida no selvagem Alasca, a última fronteira, onde viverão fora do sistema. Com apenas 13 anos, a filha Leni é apanhada na apaixonada e tumultuosa relação dos pais, mas tem esperança de que uma nova terra proporcione um futuro melhor à sua família. Está ansiosa por encontrar o seu lugar no mundo. A mãe, Cora, está disposta a tudo pelo homem que ama, mesmo que isso signifique segui-lo numa aventura no desconhecido.
Inicialmente, o Alasca parece ser uma boa opção. Num recanto selvagem e remoto, encontram uma comunidade autónoma constituída por homens fortes e mulheres ainda mais fortes. Os longos dias soalheiros e a generosidade dos habitantes locais compensam a inexperiência e os recursos cada vez mais limitados dos Allbright.
À medida que o inverno se aproxima e que a escuridão cai sobre o Alasca, o frágil estado mental de Ernt deteriora-se e a família começa a quebrar. Os perigos exteriores rapidamente se desvanecem quando comparados com as ameaças internas. Na sua pequena cabana, coberta de neve, Leni e a mãe aprendem uma verdade terrível: estão sozinhas. Na natureza, não há ninguém que as possa salvar, a não ser elas mesmas.
Neste retrato inesquecível da fragilidade e da resiliência humana, Kristin Hannah revela o carácter indomável do moderno pioneiro americano e o espírito de um Alasca que se dissipa - um lugar de beleza e perigo incomparáveis. A Grande Solidão é uma história ousada e magnífica sobre o amor. "

Muitas letras & palavras
DriKa
14-02-2019/01-03-2019

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Rumo a Casa, YAA GYASI, Editorial Presença

Effia e Esi, filhas do mesmo pai, nasceram e aldeias diferentes do Gana no século XVIII. Effia casa com um inglês e vive confortavelmente no Castelo da Costa do Cabo. Já Esi, sem que Effia saiba, vê-se aprisionada nas masmorras do mesmo castelo, vendida como escrava e enviada para a América. Rumo a Casa, retrata magistralmente o suceder de gerações a partir de Esi e Effia, no Gana e nos Estados Unidos da América. As duas linhas de descendência, com os seus episódios íntimos, belos e dramáticos, mostram-nos a história da escravatura e da cultura afro-americana nos continentes africano e americano até à atualidade, lado a lado num fio que une o passado e o presente.

A estreia literária de Yaa Gyasi, nascida em 1989, arrebatou a crítica e os leitores, tornando a autora numa das vozes mais promissoras da atual literatura norte-americana.

Muitas letras & palavras
DriKa
07-02-2019 a 13-02-2019

terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

O Dário Secreto de Laura Palmer, JENNIFER LYNCH, Suma de letras

Laura Palmer parecia levar uma vida perfeita como «rainha do baile», estudante de sucesso e «menina do papá». Contudo, o seu diário revela uma vida dupla e sórdida, onde se incluem a cocaína,  a prostituição e o abuso sexual. Os investigadores do FBI esperam que este diário seja um indício útil para descobrir o assassino e dar resposta a uma das perguntas mais célebres da história da televisão: quem matou Laura Palmer?

https://www.youtube.com/watch?v=Zwn9ou_nf-I


Muitas letras & palavras
DriKa
04-02-2019/05-02-2019

sábado, 2 de fevereiro de 2019

Uma Questão de Classe, JOANNE HARRIS, Asa

O Colégio de St. Oswald é antigo e cheio de tradição. Mas nos seus imponentes salões e longos corredores, sopram agora ventos de mudança.

A vaga de modernidade parece imparável e inclui a admissão de raparigas, novas tecnologias, uma possível "fusão" com um colégio feminino, e até um novo diretor. É por esse motivo que Roy Straitley, o excêntrico professor de Latim, decide adiar a sua reforma. Há mais de trinta anos que Straitley dá aulas em St. Oswald, onde ele próprio estudou. Para ele, a escola é o seu lar e a sua vida. Enquanto faz os possíveis para manter a tradição, o professor descobre que o novo diretor é nada menos que um ex-aluno seu, um rapaz cuja memória nunca deixou de o atormentar. E que representa agora uma ameaça que Straitley consegue antever. Pois o novo diretor é admirado por todos. Mas por entre o pó de giz que cintila sob o sol de outono e o ranger das tábuas do soalho, ancestral, há sombras que se agitam... e alguém que aguarda o momento certo para ajustar contas com o passado.

Uma história única de obsessão, vingança, devoção e amor.

Joanne Harris inspirou-se na sua experiência enquanto professora para criar o vetusto Colégio de St. Oswald, onde decorre a acção dos romances Uma Questão de Classe e Xeque ao Rei.

Muitas letras & palavras
DriKa
22-01-2019

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Os Filhos da Droga, CHRISTIANE F., Bizâncio

Eu, Christiane F., 13 anos, drogada, prostituta...

Este testemunho impressionante tem tido um impacto imenso por todo o mundo desde que foi publicado pela primeira vez.

O relato desta adolescente sensível e inteligente, que menos de dois anos após ter fumado o seu primeiro «charro» se prostitui depois das aulas para pagar a sua dose diária de heroína, e o pungente testemunho da sua mãe fazem de Os Filhos da Droga um livro sem paralelo.

Estas páginas ensinam-nos muito, não apenas sobre a droga e o desespero, mas também sobre a deterioração do mundo de hoje.

Muitas letras & palavras
DriKa
(15-01-2019 a 22-01-2019)

sábado, 12 de janeiro de 2019

O Farmacêutico de Auschwitz, PATRICIA POSNER, Alma dos Livros

" O Farmacêutico de Auschwitz relata a história pouco conhecida de Victor Capesius, um vendedor de produtos farmacêuticos que, em 1943, entrou para a SS e rapidamente se tornou o farmacêutico - chefe de Awschwitz, o maior campo da morte da Alemanha Nazi.

Baseando-se em arquivos secretos e documentos até agora confidenciais, Patricia Posner revela o reinado de terror de Capesius naquele campo, a sua fuga à justiça - em parte alimentada pelo ouro roubado das bocas de cadáveres - e também como um punhado de corajosos sobreviventes e um destemido promotor público, finalmente, o levaram a julgamento por assassínio, vinte anos depois do fim da guerra.

O Farmacêutico de Auschwitz apresenta-nos um vislumbre fascinante do pacto do Diabo feito entre os nazis e o maior grupo empresarial da Alemanha. Esta é uma história de homicídio e de ganância com as suas raízes no coração do Holocausto. É relatada por meio de figuras de proa nazis e industriais transformados em criminosos de guerra, agentes secretos e promotores zelosos, intrépidos sobreviventes dos campos de concentração e caçadores nazis.

Num cenário que abarca a guerra lançada por Hitler para conquistar a Europa, a Solução Final e os esforços da Alemaha do pós - guerra para encarar o seu passado sombrio, Patricia Posner mostra-nos as terríveis profundezas às quais homens banais são capazes de submergir, quando desconhecem os limites impostos pela consciência e pela mais vaga noção de moral. "

Muitas letras & palavras
DriKa
01-01-2019 a 12-01-2019